quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sucralose faz mal?

Muitos de meus clientes e colegas de profissão me fazem esta pergunta. 

Quando foi lançado sob o nome comercial de Splenda, o Sucralose veio com a promessa de ser o adoçante não calórico mais natural de todos. Porém, segundo algumas pesquisas científicas, o Sucralose produz atrofia da glândula timo, que é uma importante arma do sistema imunológico do organismo. 

Outros efeitos também foram registrados, distúrbios gastrointestinais, ganho de peso, diminuição da contagem de hemácias (células vermelhas do sangue), terríveis reações alérgicas epidérmicas, etc.

Uma grande empresa trabalha fazendo um lobby enorme sobre este produto, divulgando-o como o adoçante saudável para todos, inclusive grávidas e hipertensos.

Vamos ver mais na frente se isso é verdade mesmo.

Para começar, uma coisa importante é você observar os ingredientes que estão no rótulo do adoçante que você for comprar.

Outro dia mesmo, estava vendo um da marca "L###A", muito famosa, e continha: Sucralose, Acessulfame K e Benzoato de Sódio como estabilizante.

Em primeiro lugar não é só sucralose.

Em segundo lugar, contém acessulfame k, que estudos mostraram ter diversos efeitos colaterais, inclusive carcinogênicos. Imagina dar isso para uma grávida?

E em terceiro lugar, se tem sódio, como pode ser benéfico para hipertensos? Vocês entendem o drama? As pessoas compram um produto, e levam outro pra casa. Literalmente levam lobo por lebre.

Mas vamos falar da sucralose, o tema deste artigo. Até aborto já foi relacionado como um de seus efeitos indesejáveis? É mole? Como pode ser benéfico para grávidas?

Se você buscar na internet, em base de dados da língua inglesa, irá encontrar muitos estudos desmascarando a "panaceia" da "sucralose: o adoçante saudável".

Efeitos Colaterais

Uma das coisas mais importantes a se notar é que a sucralose contém cloro, que pode ser prejudicial se for consumido em grandes quantidades. Cloro em sucralose é considerado como tendo efeitos carcinogênicos  Além disso, a ingestão regular de sucralose pode conduzir a toxicidade. Efeitos secundários da sucralose podem ser divididos em dois tipos; menores e graves. A seguir, são os efeitos colaterais menores em crianças e adultos. 

* Fadiga 
* Dor de cabeça 
* Tonturas 
* Náuseas 
* Inchaço 
* Diarréia 
* Visão borrada 
* Dormência 
* Falta de ar 
* A perda de peso 
* Dor abdominal 
* Confusão 
* Dores no corpo 
* Cólicas

Para além destas, algumas pessoas também experimentar efeitos secundários graves que são causados ​​devido aos efeitos da sucralose sobre os órgãos importantes do corpo. A seguir, são os efeitos colaterais graves da sucralose: 

* Depressão 
* Os ataques de pânico 
* Dor nas articulações 
* Enxaqueca 
* Taxa de crescimento reduzida 
* Hiperplasia da pelve 
* Ansiedade 
* Palpitações do coração 
* Aborto 

Apesar aprovação da FDA, muitas pessoas sofrem da toxicidade da sucralose e vários sintomas de alergia a sucralose. Seguem-se novamente os perigos vários da sucralose. 

* Os problemas gastrointestinais, como náuseas, distensão abdominal e diarreia 
* Irritações da pele, erupções cutâneas, urticária, inchaço e prurido 
* Dificuldades respiratórias, pieira 
* Corrimento nasal, tosse 
* Palpitações, dor no peito muscular, coceira nos olhos 
* Ansiedade, depressão, alterações de humor, ataques súbitos de raiva 
* Tonturas 

Para além destas, seguindo vários outros efeitos colaterais da sucralose, que também pode ser fatal e com risco de vida. 

* Aumento do fígado e rins 
* A taxa de crescimento cai 
* Atrofia dos folículos linfáticos no timo e baço 
* Aumento de peso cecal 
* Hiperplasia da pelve 
* Diminuição do peso corporal fetal 
* Diminuição do peso da placenta 
* O período da gravidez pode se estender por um período mais longo 
* Diminuição da contagem de células vermelhas do sangue 
* Gravidez abortada ou natimorto 

Os efeitos colaterais da sucralose na visão e cérebro não são ocultos também. As pessoas relataram enxaqueca, dores de cabeça e visão turva. Dos efeitos relatados acima, podemos afirmar com convicção que a sucralose é péssima para a gravidez e também para o feto.


Na dúvida, use Stévia. É o único adoçante que você pode buscar em qualquer língua e ele não apresenta efeitos colaterais. Mas o melhor mesmo é fazer combinações com alimentos naturais e não precisar destes tipos de aditivos na alimentação.


Alimente-se com saúde e seja feliz!
Turi Souza


Fontes

http://www.foodinsight.org/Resources/Detail.aspx?topic=Everything_You_Need_to_Know_About_Sucralose

http://www.womentowomen.com/healthyweight/splenda.aspx

http://www.medicinenet.com/artificial_sweeteners/page9.htm

http://benjimester.hubpages.com/hub/Sucralose-Dangers

http://www.karlloren.com/Diabetes/p40e.htm

4 comentários:

  1. Quem estará falando a verdade. Me sinto como chiclete em boca de bêbado. Coitados dos diabéticos!

    ResponderExcluir
  2. Antes de ingerirmos um produto que a natureza não produz e que é produzido pela INDÚSTRIA FARMACÊUTICA(aquela que vive para ganhar muito DINHEIRO), devemos pesquisar muito! e tirarmos a nossa própria conclusão.

    ResponderExcluir
  3. eu tive uma crise de dor abdominal e cólicas.... detalhe: nunca tive cólica antes a não ser em episódios de problemas alimentares/dor de barriga.
    desconfiei do adoçante (tinha mudado para sucralose) e pesquisando cheguei aqui....resultado: volto para o adoçante antigo. claudio

    ResponderExcluir
  4. faz uns 6 anos que estou usando, e de lá para cá observei que meu peso nunca mais foi o mesmo (nunca fui gordo) e pior, me sairam acnes com pústulas e nunca mais me curei... estou com 43 e curiosamente esses efeitos surgiram depois que comecei a usar esse produto... vou cortar a sucralose e ver se as acnes vão passar,,, tmb noite vários sintomas descritos como ansiedade, palpitações...

    ResponderExcluir