sábado, 26 de janeiro de 2013

Como melhorar nosso sistema imunológico

O sistema imunológico é o responsável pelo combate a microorganismos invasores. Ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, retirando as células mortas, renovando determinados tecidos, rejeitando enxertos, etc. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem em nosso corpo. Essas células, se não forem removidas, podem dar origem aos tumores.
Nosso organismo também possui barreiras naturais, como a da pele, a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente em todas as mucosas e no trato respiratório, peristaltismo, flora intestinal etc. Todas estas barreiras ajudam a impedir a entrada de microorganismos invasores.
 
Existem hábitos que certamente fortalecem o nosso sistema imunológico, como: faça exercícios físicos, que estimulam a liberação de determinados hormônios capazes de otimizar a função imune; controle seu estresse, faça coisas que você goste, aprenda a aliviar as tensões. O estresse crônico, já abordado por esta coluna, libera hormônios como o cortisol, que provocam um enfraquecimento brutal em nossa imunidade; coma alimentos que vão ajudar a fortalecer seu corpo contra microorganismos causadores de doenças.
 
A alimentação é imprescindível para uma ótima saude, e isto inclui também para as nossas defesas naturais. Podemos destacar alguns alimentos: iogurtes e leite fermentados, que contém os lactobacilos produtores de gamainterferon e imuniglobulinas (primeira linha de defesa em nível intestinal); alho, contém alicina, substância de grande auxílio para uma resposta imunológica adequada; shitake, cogumelo comestível que também ajuda na prevenção de tumores; cenoura, contém betacaroteno pigmento antioxidante potente; gengibre, antiinflamatório natural (reduz os processos inflamatórios e a dor); mel, tem ação bactericida e antissépticos (atua como um antibiótico natural em infecções leves).
 
Um estudo publicado pela Universidade de Harvard sobre alimentos que ajudam a saúde e o funcionamento do sistema imunológico estimulou a equipe de um jornal italiano a questionar especialistas sobre quais são, verdadeiramente, os fatores que melhoram as defesas do nosso organismo.
 
A resposta obtida foi uma fórmula numérica: 0-5-30. Zero cigarro, cinco porções de frutas e verduras ao dia e trinta minutos de exercícios físicos diários são a receita do imunologista Alberto Mantovani, da Universidade de Milão.
 
Pessoas que têm infecções de repetição, como infecções urinárias, candidíases, alergias diversas etc, podem se beneficiar desses conselhos acima. Uma maneira saudável de repor nutrientes que melhoram nossas defesas é usar um suco verde, que particularmente saboreio diariamente pela manhã. É composto de suco de laranja, couve, hortelã, cenoura, gengibre, maçã e castanha do Pará. Este suco é rico em substancias antioxidantes, ferro, zinco, selênio e diversas vitaminas. Confere boa disposição logo pela manhã e prepara o corpo para o inicio de um dia de trabalho. 
 
Propriedades deste suco verde: 
-Desintoxica o organismo
-Otimiza o sistema imunológico 
-Reduz a Pressão arterial
-Auxilia no controle de peso
-Melhora a circulação sanguínea
-Evita osteoporose
-Auxilia no controle de doenças cardiovasculares
-Melhora o funcionamento intestinal
-Melhora a contração muscular
-Evita a fadiga muscular
-Evita dores de cabeça
-Diminui a TPM
 
Receita

  • 2 a 3 cubos de couve com hortelã *
  • 1 maçã vermelha 
  • 1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre
  • ¼ de cenoura
  • Suco de laranja( +/_ 150ml)
  • 1 castanha do Pará 
       Bata tudo no liquidificador.
 
*DICA: Bata no liquidificador o proporcional  de couve com hortelã, ou seja dois molhos de couve(não jogue os talos fora) com dois molhos de hortelã. Acrescente o mínimo de água possível, somente para formar uma papa grossa. Coloque em formas de gelo e congele. Ao preparar o suco, inclua os cubos verdes congelados.É mais prático e não perde os nutrientes!


Fonte: Dr. Telmo Diniz
www.clinicalongevita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário