Artigo Recomendado

Os benefícios que o Quiabo traz para saúde

Muito rico em vitaminas e sais minerais, é ótimo laxante facilitando o trabalho de intestinos, rins e bexiga e prevenindo doenças.

Rico em vitamina A e, portanto, de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral, o quiabo (Hibiscus esculentus) é hortaliça da família das Malváceas. Seus frutos têm forma de cápsulas, são verdes e peludos e apresentam um tipo de goma viscosa. É geralmente usado frito, em sopas, saladas ou refogados e seus frutos devem ser escolhidos quando tenros e firmes.

Segundo dados, em 100 gramas de quiabo estão agrupados 850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (Riboflavina); 0,70 mg de Vitamina B5 (Niacina) e 25,80 mg de ácido ascórbico. Além disso, contém 40,00% calorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.

Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência.

Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins.

Uma vez que a natureza oferece tudo de que o homem necessita, o quiabo tem também outras vantagens terapêuticas. Ele é “laxante mecânico”, sendo indicado para casos de pneumonia, bronquite etc, quando ‘‘empregam-se cataplasmas de folhas cozidas’’, acompanhado de chá de flores ou frutos que deve ser tomado a gosto.

O período de safra do quiabo vai de janeiro a maio. Quem tem alguma prevenção contra o quiabo por causa da aparência gosmenta, aqui vai a dica: basta pingar limão ou vinagre na hora da fervura e ela desaparecerá.

15 comentários:

  1. o quiabo é bom ate para doenças caninas como a parvovirose, entrei no site e perquisei sobre o assunto e coloquei em partica , hoje estou com o meu cachorrinho bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Grato pela colaboração!
    Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, nunca mais vai faltar aqui em casa.

      Excluir
  3. QUEM TEM DIABETES USE E ABUSE DO QUIABO E VJA OS RESULTADOS POR SI MESMO.

    ResponderExcluir
  4. adoro quiaboo!! ótimo para as pessoas que estão em restrição alimentar

    ResponderExcluir
  5. eu estou testando minha cadela esta doente tão logo eu comprovar os resultados eu vou divulgar espero que seja logo.

    ResponderExcluir
  6. aminha irmã pegou obscesso de parede, daí a medica imcomedndou o suco de quiabo, ela falou queé um ótimo cicatrizante! estou testando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando suco de quiabo com água de coco. Meu pit bull de 2 meses ta melhorando da virose. Quando ele melhorar de vez, volto a comentar.

      Excluir
  7. eu ja adorava o quiabo, depois de saber tudo isso agora eu amo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Meus avós sempre gostaram de quiabo para comer com polenta....todos eles viveram mais de 90 anos....quiabo é saúde...

    ResponderExcluir


  9. Sou fã de quiabo,

    ResponderExcluir
  10. minha cadela não esta doente, mas por conter varias vitaminas dou o suco do quiabo pra ela todos os dias estou agindo corretamente....por favor me respondam o quanto antes. Tenho mede de estar fazendo mal para minha cadelinha.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro quiabo de todas as maneiras...a Gastronomia Africana e rica em quiabos e pimenta...dai vem o costume de comer essas delicias

    ResponderExcluir