Artigo Recomendado

Primeiros Socorros - Choque Elétrico

Infelizmente, em nosso país, não está incluído no currículo escolar as principais ações de Primeiros Socorros que todos os cidadãos deveriam saber.

Uma das mais perigosas é socorrer uma pessoa vítima de Choque Elétrico, pois se não for tomado o devido cuidado a pessoa que for ajudar pode ser tornar mais uma vítima.

Antes de mais nada, ligue para o Corpo de bombeiros 192 e solicite ajuda!

É importante ter em mente que a primeira coisa a ser feita é garantir a segurança do socorrista, para não aumentar o número vítimas. Então deve-se observar bem qual foi o contato que causou o choque.

Se foi um fio elétrico, deve-se afasta-lo da vítima com uma madeira ou outro objeto isolante. É importante também estar com um calçado de borracha para evitar contato com superfícies que possam estar conduzindo energia. Afaste as pessoas curiosas que também possam se tornar novas vítimas.

Depois que a vítima do choque não estiver mais em contato com o fio e você não correr riscos, então deve ser feita o atendimento da seguinte forma:

  1. Verifique a presença de pulso
  2. Se não existir inicie as Manobras de Ressucitação (Massagem cardíaca)
  3. Quando a pessoa voltar, lateralize-a
  4. Trate as queimaduras com gaze limpa e úmida
  5. Se a pessoa não voltar, continue fazendo a massagem até a chegada dos Bombeiros

Abaixo segue um vídeo feito pelo corpo de Bombeiros com algumas informações à respeito!










Turi Pereira de Souza
-
turionline@gmail.com - É Terapeuta Vitalista Biomolecular &
Estudante de Biomedicina. É Autor do Blog Saúde Vital. Dá dicas de saúde no Twitter (@turisaude) e no Facebook (facebook.com/turisouza). Atende no Elaboração - Terapias e Cursos com a estratégia da Medicina Tradicional Chinesa utilizando as técnicas da Terapia Ortomolecular, Nosódioterapia e Florais de Bach.

Um comentário:

  1. Oi

    O telefone do corpo de Bombeiros é 193, mas em caso de PCR é mais indicado acionar o serviço do SAMU, no 192, por disponibilizar o suporte avançado de vida, que é mais indicado no atendimento de vítimas de choque elétrico.

    Vanessa Fernandes
    Enfermeira e Bombeira Voluntária

    ResponderExcluir