Saúde Vital

Dicas de Saúde para Viver Bem!

Os 5 elementos e as emoções - Acupuntura


Entrevista com José Lúcio de Souza - Acupunturista e Professor de Tai Chi Chuan - a respeito dos 5 elementos, suas emoções correspondentes e suas interações patogênicas.

http://youtu.be/W_6I53YtVZs

Boletim da Saúde - 13-05-2012



Notícias: Dieta da Mãe afeta o sistema imunológico do bebê - Parar de fumar e melhorar a alimentação diminui o índice de doenças crônicas - Pessoas que tem objetivos claros são mais felizes - O consumo de flavonóides reduz tumores e melhora a qualidade de vida

Os 5 Elementos - Acupuntura - Boletim da Saúde


Versão nova da entrevista com o Acupunturista José Lúcio de Souza a respeito dos 5 Elementos da Medicina Tradicional Chinesa.

Ingerir líquidos durante as refeições - Boletim da Saúde



Você sabe porque não é saudável ingerir líquidos durante as refeições? Veja este vídeo para entender.

Beber chá após as refeições - Boletim da Saúde


Entenda os benefícios de se beber chá após as refeições.

Beber água ao acordar - Boletim da Saúde


Beber água ao acordar traz diversos benefícios ao organismo. Saiba alguns deles no vídeo!

Os benefícios de mastigar bem - Boletim da Saúde



Existem muitos benefícios que uma correta mastigação traz para a saúde do indivíduo. Entenda alguns deles neste vídeo!

Se espreguiçar faz bem - Boletim da Saúde



Vários motivos para você se espreguiçar todos os dias!

Os benefícios da Canela

Você sabia que esta delícia possui componentes como fibras, minerais e vitaminas? Sim, vitaminas como a C, tiamina, niacina, mucilagem, ferro, potássio, sódio, ácidos, óleo essencial, taninos, cálcio e fósforo entre outros.

No Brasil, são cultivadas a canela verdadeira (cinnamomumverum, C. zeylanicum), mais clara e com sabor adocicado e suave, muito utilizada na culinária, além da canela-de-cássia ou canela-da-china (C. aromaticum, C. cassia), com sabor mais picante, originárias do Ceilão e costas do Indostão.

Largamente utilizada em vinha d’alhos, picles, doces, canjica, mingaus, quentão, chocolate quente, ponche, vinho quente, café, tortas, pastéis, panetones, entre outros. Além de dar um sabor especial a chás, frutas in natura ou assadas, pães e bolos.

Para nossa felicidade, este condimento tão saboroso possui inúmeras boas propriedades, dentre elas: antiespasmódica, adstringente, afrodisíaca, cardiotônica, antioxidante, hipoglicemiante e anti-obesidade, como vem sendo demonstrado por diversos estudos.

Além disso, é indicada como tônico geral e tônico digestivo, para digestão lenta, cansaço em geral e desconforto no abdômen.

Estudo relata ainda, atividades expectorantes, antivirais e antibacterianas, além de inibir o complemento, fator que existe no sangue e acentua o processo inflamatório. Portanto, seu chá pode ser utilizado em casos de gripes e resfriados.

É excelente também para estimular a digestão e evitar flatulência. E a eficácia de seu óleo essencial já foi comprovada contra diversas bactérias.

O consumo de extrato aquoso de canela proporciona redução do PERCENTUAL DE GORDURA e AUMENTO DE MASSA MAGRA em indivíduos com síndrome metabólica.

Na Alemanha, o uso da canela para tratamento de falta de apetite, dispepsias comuns (problemas digestivos) e cólicas abdominais e menstruais, foi aprovado.

Aos diabéticos: estudiosos descrevem que o consumo de 1 a 6g de canela durante 40 dias por pacientes diabéticos tipo 2, promove a redução da glicemia de jejum e do colesterol total, melhora a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina. O que é uma boa noticia também para as portadoras de ovários policísticos.

O cromo e os compostos fenólicos presentes neste condimento é que tem sido postulados como os possíveis responsáveis por essas melhoras. Isso por que promovem a sinalização adequada de insulina através do aumento da atividade da fosfatidilinositol 3-quinase (PI3K), que potencializa a ação deste hormônio.

Em estudo recente feito por Qin et al., constatou-se que a canela exerce importante papel na expressão genica que envolve vias de sinalização da insulina, de lipoproteínas e da inflamação. O extrato aquoso foi suplementado em hamsters com dislipidemia induzida pelo TNF-alfa, uma citocina pró-inflamatória associada a obesidade, e a suplementação inibiu a supersecreção pós-prandial de apolipoproteina nos enterócitos. Portanto, notamos que a canela exerce ainda, papel no controle do colesterol, na redução de gorduras e de inflamação.

Apesar de não muito comum, há relatos de dermatite de contato causada pelo consumo de produtos contendo canela. Portanto, recomenda-se que pessoas sensíveis não façam uso desse condimento.

Utilize a canela em suas frutas, chás, bolos, vitaminas, café, etc. Se polvilhada sobre pratos ricos em carboidratos e açucares, ela reduzira o tempo de esvaziamento gástrico bem como a glicemia após a ingestão desta refeição. Mas atente para não exceder o consumo de 2g ao dia.




Dra. Juliana Pansardi

Mulheres e álcool: perigo crescente

Álcool subindo

A droga lícita mais consumida no mundo, o álcool entra cada vez mais cedo na vida de seus usuários.

Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP constatou que o uso dessa substância tem sido mais comum entre mulheres, o que favorece comportamentos de risco entre adolescentes, como sexo sem proteção.

A análise investigou a prevalência do uso do álcool - ou seja, o consumo desse produto em algum momento da vida - entre estudantes menores de 18 anos.

Comportamento de risco

Os dados pesquisados incluíram informações sobre aspectos sociodemográficos, uso de álcool por eles mesmos, por familiares e amigos, além do acesso a outras drogas e comportamentos de violência.

Já haviam tido contato com bebida 38,8% dos estudantes do ensino fundamental e 73,5% dos matriculados no ensino médio.

Já o uso da substância no último ano foi relatado por 8,5% dos alunos do ensino fundamental e 40,7% do ensino médio.

"Os jovens são os que apresentam maiores riscos em relação ao consumo do álcool, com consequências negativas diversas, como problemas nos estudos, problemas sociais, prática de sexo sem proteção, maior risco de suicídio ou homicídio e acidentes", frisa a pesquisadora Priscila Lopes Pereira.

Riscos do álcool para as mulheres

O contato com a bebida, segundo o estudo, é facilitado por fatores como pertencer à classe mais alta, estudar em escola pública e não ter prática religiosa.

Essa realidade provoca problemas como a maior propensão dos adolescentes para contrair DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). "Além disso, as mulheres que consomem álcool desenvolvem uma série de doenças graves mais rapidamente que os homens, tais como: fígado gorduroso, hipertensão e anemia", ressalta Priscila.

Para ela, a situação requer atenção da família e da sociedade: "É preciso estabelecer uma política de orientação sobre o álcool para os alunos, bem como programas de prevenção."

Álcool entre as mulheres

A maior propensão para o comportamento de "beber com embriaguez", conforme a pesquisa, está entre estudantes do sexo feminino.

Beber com embriaguez significa o consumo igual ou maior a 5 doses em uma única ocasião para homens, e igual ou superior a 4 doses para mulheres.

Uma dose equivale a 50 ml de destilado com teor alcoólico de 40%; 350 ml de cerveja (teor alcoólico de 4%-5%) ou 150 ml de vinho com teor de 12,5% de álcool.








from Diário da Saúde